Casamento Fora da Igreja tem Validade ??
Casamento Fora da Igreja tem Validade ??

Casamento Fora da Igreja tem  Validade ??

     

 Escrito por Liz Ribeiro   

 
 

“E ainda que tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda ciência, e ainda que tivesse toda fé, de tal maneira que transportasse montes, e não tivesse amor, nada seria…”.         (I Coríntios 13:2)

Caríssimos! Graça e paz!

A Igreja sempre realizou o Sagrado Sacramento do Matrimônio fora da Igreja, pois até o século XVIII o Casamento era, sempre, na casa da Noiva e ali após a Celebração começava a festa (Manual de Teologia do Matrimônio, Faculdade Assunção).

Depois a Igreja resolveu centralizar tudo na Igreja Matriz (Paróquia). 
Bem uma questão que deixa muitos noivos confusos e cheios de duvidas, porem temos que lembrar que o Brasil é um País Laico, sendo quer cada Igreja existente no Brasil são independente do estado, ou seja, são separadas.

Aqui no Brasil cada igreja tem suas normas e regras, porem não estão autorizadas a invalidar casamentos feito fora por outra instituição.
E o próprio direito canônico diz que o celebrante do Matrimônio são os próprios noivos, pois o padre é aquele que assiste em nome da Igreja, como ministro qualificado para tal ato. Na Igreja Episcopal Latina do Brasil o Casamento é celebrado onde for melhor para os neonubentes.

A dica para vocês, queridos, é procurar um Padre que siga a doutrina de Cristo e esteja inserido nos ensinamentos bíblicos e teologia da Igreja,    sem estar preso a normas e diretórios regionais, que só atrapalham.

A missão do Padre é ajudar sempre, atrapalhar jamais. Procure uma Paróquia e façam todos os papeis na Igreja, pois é preciso ficar documentados e arquivados, depois o padre vai ao Buffet, Sítio ou chácara e realiza a Celebração do Sacramento. Em alguns casos a certidão pode constar que foi Celebrado em Oratório Particular, sob a Jurisdição da Paróquia.

Quando se trata de noivos não Católicos, o direito Canônico prescreve o Casamento Misto.

Queridos NOIVOS  sejam Felizes e busquem o Sacramento do Matrimônio, onde for melhor pra vocês, parentes, amigos e convidados. Talvez, logo a Igreja percebe que deve voltar às fontes e aproximar-se mais dos fiéis, indo aos buffets, assim como alguns Padres, inteligente, já fazem.

Quando duas pessoas livres para se casarem são casadas por um juiz ou outro agente matrimonial autorizado, então, o casamento e válido perante Deus e para Sociedade, orientam para que dêem opção pelo casamento Religioso com efeito Civil. Pois o casamento religioso e a Igreja neste caso será averbada pelo estado através do cartório de sua região.

Deus deseja que você seja feliz e que desfrute do vínculo mais íntimo possível com a pessoa com quem você se casa. Ele deseja ver os dois unidos a Ele e um ao outro por um vínculo

A valida do sacramento não é o local onde é celebrado, mas sim como ele é vivido no dia a dia.